Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Cine Debate promovendo encontros do cinema com a escola

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0103-73072013000300011

ISSN

1980-6248

Autores

Andreza Oliveira Berti, Rosa Malena de Araújo Carvalho,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Partindo da hipótese-cinema, de Alain Bergala (2008), reconhecemos o cinema como alteridade, pois a experiência com o cinema permite ser o outro, viver em outro território, flanar por diferentes espaços e tempos. Nesse processo, o cinema pode entrar na escola como potência criadora: promover o encontro dos(as) alunos(as) com diferentes experiências estéticas; provocar a dúvida, o questionamento, colocando em xeque o lugar-comum, os padrões socioculturais, as identidades fixas. A experiência com Cine Debate em escolas públicas de Ensino Médio, nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, permitiu problematizar a produção cinematográfica, favorecer a aproximação do cinema com a escola, contribuir para a ampliação do número de filmes brasileiros assistidos, questionar o que consideramos "olhar". Por meio de uma pesquisa qualitativa, percebemos o desejo dos estudantes em aprofundar os temas discutidos, conhecemos seus gêneros cinematográficos preferidos e a frequência com que assistem a filmes. Esse resultado indica a continuidade da experiência com o Cine Debate.

Referência(s)
Altmetric
PlumX