Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mobilização de competências na profissão docente: contribuições do modelo da competência

2014; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/2175-3539/2014/0182745

ISSN

2175-3539

Autores

Yonara Miranda Bandeira, Paulo César Zambroni de Souza,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar as competências mobilizadas pelos professores nas situações de trabalho e parte de uma pesquisa realizada com dez professoras do Ensino Fundamental I de uma escola pública de João Pessoa, Paraíba. A pesquisa de campo utilizou um roteiro de entrevista semiestruturada e observação participante para produção dos dados, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática e confrontados com os dados da observação participante. Na discussão dos materiais produzidos, as competências foram categorizadas em cinco dimensões: de processos, de técnicas, de organização, de serviço e dimensões sociais (tomamos como referência central o conceito e classificação elaborados por Zarifian). Apesar da distinção feita nas análises, pode-se afirmar que a complementaridade constitui-se como característica marcante das competências, as quais, na maioria das situações, são mobilizadas conjuntamente.

Referência(s)