Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo comparativo do equilíbrio de crianças surdas e ouvintes

2009; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 11; Issue: suppl 1 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462009005000014

ISSN

1982-0216

Autores

Marcello Gonçalves de Azevedo, Alessandra Giannella Samelli,

Tópico(s)

Injury Epidemiology and Prevention

Resumo

OBJETIVO: comparar o equilíbrio estático, dinâmico e recuperado de crianças surdas e ouvintes. MÉTODOS: foram avaliadas 9 crianças surdas e 18 crianças ouvintes, de 9 a 12 anos, de ambos os sexos. Foram utilizados os seguintes testes: teste "do quatro" e de Romberg (equilíbrio estático), teste "passeio na trave" e de Unterberger (equilíbrio dinâmico), e giro de 180º (equilíbrio recuperado). RESULTADOS: em todos os testes, a maioria dos ouvintes apresentou equilíbrio estável, enquanto a maioria dos surdos apresentou equilíbrio instável recuperado. CONCLUSÃO: a análise dos resultados apontou para um desempenho melhor das crianças ouvintes, em relação às surdas, no que se refere ao equilíbrio estático, dinâmico e recuperado.

Referência(s)