
Avaliação de aspectos formais em quatro periódicos científicos na área de educação especial
2006; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-65382006000300006
ISSN1980-5470
AutoresMaría Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Carlos Roberto Massao Hayashi, Maycke Young de Lima, Márcia Regina da Silva, Érica Aparecida Garrutti,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA avaliação do periódico é de fundamental importância para medirmos a qualidade das pesquisas, assim como sua confiabilidade e rigor. O objetivo deste artigo é identificar os aspectos formais a serem aperfeiçoados e os aspectos que já se adequam às formalidades do universo das publicações científicas com base na aplicação de uma metodologia para análise de periódicos que possibilita a identificação destes aspectos formais da publicação. Foram avaliadas quatro publicações da área de Educação Especial, quais sejam, Benjamin Constant, Revista Brasileira de Educação Especial, Revista Educação Especial e Espaço em relação aos aspectos formais de um periódico. Conclui-se que os periódicos analisados já atingiram alguns quesitos, mas ainda precisam adequar-se a outros devidamente descritos no trabalho.
Referência(s)