Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Habilidades do desenvolvimento de prematuros

2009; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 11; Issue: suppl 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462009005000019

ISSN

1982-0216

Autores

Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, Mirela Machado Picolini,

Tópico(s)

Family and Disability Support Research

Resumo

OBJETIVO: verificar o desempenho de habilidades do desenvolvimento linguístico, cognitivo, motor, de autocuidados e socialização em crianças prematuras. MÉTODOS: participaram 30 crianças nascidas prematuras, de ambos os sexos de seis a 24 meses. Os procedimentos de avaliação constaram de uma entrevista de anamnese e da aplicação do Inventário Portage Operacionalizado (IPO) (Wilhiams & Aiello, 2001). As crianças foram divididas em dois grupos, conforme a faixa etária, para análise estatística dos dados, considerando as idades de seis a 11 meses e de 12 a 24 meses. A análise dos dados foi realizada por meio da aplicação do teste Manny-Whitney comparando os valores obtidos no grupo de crianças prematuras com escores previstos para crianças típicas. RESULTADOS: os resultados indicam que a área mais defasada do grupo na faixa etária de seis a 12 meses foi à linguística e autocuidados e na faixa etária de 12 a 24 meses as áreas mais defasadas foram linguística, cognitiva e de autocuidados. CONCLUSÃO: ressalta-se a necessidade de um acompanhamento rigoroso de recém-nascidos prematuros, por meio do desenvolvimento de programas de acompanhamento e por uma equipe multidisciplinar para promover a detecção e intervenção precoce, minimizando assim o impacto de problemas no desenvolvimento global destas crianças.

Referência(s)