
A aprendizagem-trabalho e as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da Família
2009; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072009000200005
ISSN1980-265X
AutoresRenan Vasconcelos Pessanha, Fátima Teresinha Scarparo Cunha,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoFormação e capacitação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde são questões essenciais experimentadas pela Estratégia Saúde da Família. A Educação Permanente surge como proposta fundamentada na concepção de aprendizagem-trabalho, que por meio da reflexão crítica, desperta o profissional sobre sua realidade e processo de trabalho. O artigo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem-trabalho na Estratégia Saúde da Família no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro-RJ, com base nas tecnologias de saúde. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, por meio do método de análise de conteúdo. Realizou-se observação sistemática e entrevistas semi-estruturadas com médicos, enfermeiros e odontólogos, entre dezembro de 2007 e fevereiro de 2008. Os resultados mostram que os profissionais expressam conhecimentos apreendidos nas experiências cotidianas do trabalho e em atividades de educação permanente, constituindo um processo pedagógico de ensino-aprendizagem das equipes multiprofissionais, porém, pouco utilizado em ações de educação pelos gestores do Sistema Único de Saúde.
Referência(s)