
Desempenho no jogo, estratégias de aprendizagem e compreensão na leitura
2005; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722005000300008
ISSN1806-9770
AutoresMaria Aparecida Gomes, Evely Boruchovitch,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoConsiderando a escassez de instrumentos nacionais de avaliação psicoeducacional e a importância das estratégias de aprendizagem na escolarização formal, este estudo objetivou: a) analisar o potencial do jogo Bingo Melhor Estudante, adaptado para avaliar as percepções das características de um bom estudante, entre 29 alunos de 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública; b) verificar as relações entre o desempenho dos participantes no jogo, num teste de compreensão em leitura e numa escala de estratégias de aprendizagem. Os dados foram coletados mediante o jogo, o teste de compreensão de leitura e a escala e, analisados qualitativa e quantitativamente. O jogo parece útil para a avaliação das percepções das características de um bom estudante. Correlações significativas foram encontradas entre o desempenho no jogo, na escala e no Cloze. Os dados são discutidos à luz da Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação.
Referência(s)