Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Pesquisa sobre o exercício de tradução em sala

1998; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2317-9511.tradterm.1998.49527

ISSN

2317-9511

Autores

Donald C. Kiralay,

Tópico(s)

Translation Studies and Practices

Resumo

A despeito dos cerca de 50 anos de pesquisa em tradução e de prática na formação de tradutores, os métodos sistemáticos, de base empírica, empregados na formação de tradutores profissionais, representam um campo de estudos ainda a ser explorado. Este artigo procura traçar o esboço de uma abordagem "construtivista" para a formação do tradutor, ilustrada na aplicação a uma classe experimental de prática de tradução na Universidade de Mainz, Alemanha. A abordagem do construtivismo social adotada neste artigo, e baseada em parte no trabalho de Lev Vygotsky, concebe a aprendizagem essencialmente como um processo ativo de produção de sentido, levado a cabo em colaboração com outros membros de uma comunidade. As implicações dessa perspectiva epistemológica alternativa pressupõem a necessidade de uma mudança no papel dos professores: da posição autoritária de quem transfere conhecimentos à adoção da atitude de um facilitador que, através de uma interação cooperativa, auxilia os alunos a construírem, eles mesmos, o conhecimento. Nesse sentido, são estabelecidas ligações com a abordagem desconstrutivista defendida por Rosemary Arrojo no Brasil, com vistas ao fomento de uma cooperação internacional no desenvolvimento de abordagens sistemáticas adequadas à formação do tradutor.

Referência(s)