
Trabalho docente no ensino médio no Brasil
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/2175-795x.2011v29n2p727
ISSN2175-795X
AutoresGilvan Luiz Machado Costa, Dalila Andrade Oliveira,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEste artigo tem como objetivo discutir quem são os sujeitos docentes do ensino médio e suas condições de trabalho, a partir de dados estatísticos disponíveis em fontes ofi ciais e na literatura. Segundo tais dados, os professores do ensino médio no Brasil, em relação aos da educação infantil e ensino fundamental, têm mais aulas, turmas, alunos, turnos e empregos. O texto parte da caracterização do contexto de reformas educacionais que o país viveu nas duas últimas décadas, resultando em expansão quantitativa da matrícula em educação básica, o que tem trazido consequências importantes para os docentes do ensino médio. Os docentes da última etapa da educação básica não contam com condições de trabalho e remuneração à altura das inúmeras demandas que chegam às escolas. As condições de trabalho, carreira e remuneração desses docentes podem ter, como resultado, uma baixa atratividade da carreira do magistério no Brasil.
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