Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Opressão e resistência nos estudos organizacionais críticos: considerações acerca do discurso da servidão voluntária e da pedagogia do oprimido

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 16; Issue: 50 Linguagem: Português

10.1590/s1984-92302009000300004

ISSN

1984-9230

Autores

Ana Paula Paes de Paula, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem crítica nacional para a questão da opressão e da resistência nos estudos organizacionais, apresentando novas contribuições teóricas que podem reforçar sua tese central: a opressão é um fenômeno coletivo, portanto, quando se busca um projeto emancipatório mais amplo, a resistência também precisa ser empreendida como uma ação coletiva. Para além destas contribuições, também pretendemos apontar a pedagogia crítica como um caminho para analisar e mesmo colocar em práticas novas formas coletivas de resistência. Para isto, realizaremos um percurso que resgatará o clássico texto de Etienne La Boétie, "O Discurso da Servidão Voluntária" e também a "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire.

Referência(s)