Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica

1999; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 15 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.201

ISSN

1984-0411

Autores

Paulo Ricardo Ross,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Em face das crescentes exigências pela implementação da Educação Inclusiva, proclamada como "Educação para Todos", independentemente da natureza ou severidade das necessidades educacionais especiais que possam apresentar determinados alunos, este trabalho analisa a concepção de homem, sociedade e educação, apresentada por professores da rede pública e privada - Ensino Fundamental e Médio - em relação a essas necessidades ditas especiais. Pode-se afirmar que as crises do Estado e da Educação Especial coincidem com a supremacia e o império do mercado cujas leis desconsideram a História, a Política, o Humano e as desigualdades sociais tomando-as, simplesmente, como naturais. A apologia do mercado, a ênfase à competição e a redução do cidadão às categorias de consumidor ou de oneroso para o Estado são escamoteadas em nome da proclamação da solidariedade civil e da organização econômica socialmente responsável.

Referência(s)