Educação em Saúde e Catadores de Materiais Recicláveis_x000B_
2014; Linguagem: Português
10.5151/medpro-cihhs-10179
ISSN2357-7282
AutoresJuliana Castro de Paula Nunes, Phabio Claudino E. T. Teodoro, Nadja Ferreira Vinas, Guilherme M. de Andrade Filho, Lucas Oliveira Araujo, Camila Mariana de C. França, Erick Allison Fernandes Ribeiro,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoIntrodução: o benefício que os catadores trazem para a limpeza urbana é grande e muitas vezes passa despercebido.O catador está situado numa fronteira mal definida socialmente, entre o ‘ser marginal’ e o ‘ser trabalhador’, ocupando uma posição de limiaridade e marginalização. em 2007, ex-moradores de uma invasão que trabalham com material reciclável foram beneficiados por um projeto de construção de casas populares. Observou-se, entretanto, que ainda mantinham maus hábitos de higiene, com lixo acumulado e animais nas residências. Havia dificuldade de aumentar a busca pela atenção primária na região, e os esforços para modificar comportamentos de risco à saúde foram pouco resolutivos. Desta maneira procurou-se atender a esta demanda através de práticas educativas, que visam à construção compartilhada do conhecimento. Objetivos: Promover discussões acerca de saúde e cidadania na população alvo. Identificar as demandas de saúde da comunidade. Elaborar e promover práticas educativas de acordo com as demandas. Método: Estudo transversal, descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, realizado com os residentes da Quadra 12 C do Riacho Fundo II, mediante identificação prévia das demandas dos usuários adstritos, teorização acerca de medidas apropriadas à realidade observada e organização de práticas educativas voltadas aos aspectos de prevenção primária suscitados, seguindo os modelos de problematização freiriana e de pesquisa participante. Resultados: a população apresentou necessidades, conhecimentos e perspectivas semelhantes, o que facilitou o desenvolvimento das praticas educativas. As práticas abordaram os temas: Doenças Sexualmente Transmissíveis, métodos contraceptivos, cuidado pré e pós natal, gravidez na adolescência, drogas ilícitas e acidentes com escorpiões. Após as práticas observou-se um aumento na procura pelos serviços de saúde, confirmando a carência de informação e conhecimento da população alvo. Discussão: Segundo dados da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nº6 , a 12C é composta por 812 pessoas, a maioria entre 20 e 59 anos, sendo 55,4% do sexo feminino. a partir da concepção de que a sexualidade é definida por parâmetros biológicos, psíquicos e sociais, promoveu-se uma discussão com os participantes, visando abarcar todos os esses aspectos: motivos para realizar ou não a prevenção, hábitos sexuais e percepções. em relação à educação financeira, Savoia et al., discutem que um indivíduo preparado para lidar com seu orçamento familiar adequadamente consegue se integrar melhor à sociedade e aumentar seu bem estar. em relação às verminoses e acidentes com escorpiões, a intenção foi promover o autocuidado e o empoderamento, de acordo com os conceitos mais atuais de prática em saúde. Quanto à abordagem sobre drogas, a literatura aponta a necessidade de planejamento com a população alvo, consideradas as suas particularidades. Conclusão: As práticas educativas visam à promoção do protagonismo do paciente em relação ao seu auto cuidado. para isso, foram realizadas sucessivas atividades buscando a troca de conhecimentos e a conscientização da população. Mais que mudanças pontuais de hábitos, buscou-se o empoderamento do indivíduo.
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