
Competência informacional e dimensões da competência do bibliotecário no contexto escolar
2009; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-99362009000200002
ISSN1981-5344
AutoresChristianne Martins Farias, Elizete Vieira Vitorino,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA Sociedade da Informação transformou a atuação de todos os atores sociais nela inseridos e fez surgir novas formas de pensar e de se relacionar com a realidade. Isto tem levado os profissionais de todas as áreas a refletir sobre suas atribuições, habilidades e responsabilidades. Nesse contexto, os bibliotecários escolares começam a repensar suas posturas de atuação profissional, e insere-se a information literacy ou competência informacional. Este artigo busca conceituar competência e competência informacional, e refletir sobre esses dois conceitos no cotidiano do bibliotecário escolar, dando um enfoque às dimensões técnica, estética, ética e política, salientando-se que a competência do bibliotecário escolar é pautada em cada uma dessas dimensões.
Referência(s)