Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Competência informacional e dimensões da competência do bibliotecário no contexto escolar

2009; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-99362009000200002

ISSN

1981-5344

Autores

Christianne Martins Farias, Elizete Vieira Vitorino,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A Sociedade da Informação transformou a atuação de todos os atores sociais nela inseridos e fez surgir novas formas de pensar e de se relacionar com a realidade. Isto tem levado os profissionais de todas as áreas a refletir sobre suas atribuições, habilidades e responsabilidades. Nesse contexto, os bibliotecários escolares começam a repensar suas posturas de atuação profissional, e insere-se a information literacy ou competência informacional. Este artigo busca conceituar competência e competência informacional, e refletir sobre esses dois conceitos no cotidiano do bibliotecário escolar, dando um enfoque às dimensões técnica, estética, ética e política, salientando-se que a competência do bibliotecário escolar é pautada em cada uma dessas dimensões.

Referência(s)