Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982012000100010

ISSN

1982-6621

Autores

José Ângelo Garíglio, Suzana Burnier,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Tendo como referência a histórica desregulamentação da docência na Educação Profissional e Tecnológica, além de uma restrita produção científica sobre a matéria, fazemos uma discussão inicial sobre os saberes mobilizados pelos docentes da EP, analisando, a partir das representações dos sujeitos docentes de diversas instituições, os saberes acionados e demandados nas suas atividades educativas e as concepções de formação profissional subjacentes a tais saberes. Autores como Gauthier, Tardif, Lessard, Oliveira e Peterossi ancoram nossas análises, que apontam para a necessidade de se avançar o debate tanto sobre o modelo quanto sobre o lócus da formação desses professores, dando atenção às suas especificidades. Aponta-se para a urgência de definição de políticas de Estado na área: regulamentação do exercício da docência na EP, estratégias de profissionalização, definição de carreiras, salários e avaliação.

Referência(s)