
EM BUSCA DE CURITIBA PERDIDA: RESISTÊNCIA E MEMÓRIA NO INVENTÁRIO DE DALTON TREVISAN
2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 64; Linguagem: Português
10.5380/rel.v64i0.2973
ISSN2236-0999
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste estudo tem como objeto de análise a crônica poética minha cidade, do escritor paranaense Dalton Trevisan, e as modificações pelas quais passou ao ser republicada com novos títulos e formatos em 1953, por ocasião do I Centenário de Emancipação do Paraná, e em 1992 durante os preparativos de aniversário dos 300 anos de Curitiba, comemorado no ano seguinte. A intenção é demonstrar de que maneira o texto minha cidade passa a se configurar a partir de sua publicação sob novos formatos e com outros títulos primeiramente Guia histórico de Curitiba e depois Em busca de Curitiba perdida e o que estará representando num contexto de duas datas comemorativas , ou seja, como um contraponto à prevalência do discurso do establishment. A cada republicação desta crônica poética, que identifica os espaços e os personagens em que o narrador viaja, Dalton busca instaurar a sua cidade no universo da memória e do que é permanente. E mais do que isso: reafirma um inventário pessoal a revelar preferências estéticas e posições bem marcadas quanto às transformações urbanas vivenciadas por Curitiba. Em busca de Curitiba perdida: resistence and memory in Dalton Trevisans ingenuity Abstract The objective of this study is to analyze the poetical chronicle entitled minha cidade by Dalton Trevisan, a writer from PR, and the changes it suffered when it was republished under new titles and formats in 1953, during the I Centenary of the Emancipation of Paraná and in 1992, during the preparations for the 300th anniversary of Curitiba, and commemorated in the following year of 1993. The intention is to demonstrate the way the text of minha cidade, after the publication under new titles Guia histórico de Curitiba, first, and Em Busca de Curitiba perdida, afterwards - and their new formats, starts to suffer a process reshaping, and what influence both of the commemorative dates will represent to the results, in other words, as a response to the prevalence the discourse of the establishment imposes. In each republication of this poetical chronicle, which describes the ambience and the characters the narrator navigates through, Dalton tries to set his city in the universe of memory and of what is permanent. And most especially, it reaffirms a revealing personal inventory of aesthetic preferences and well-defined opinions in relation to the urban transformations that occurred in Curitiba.
Referência(s)