Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Humanidades e medicina: razão e sensibilidade na formação médica

2010; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 15; Issue: suppl 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-81232010000700084

ISSN

1678-4561

Autores

Izabel Cristina Rios,

Tópico(s)

Clinical Reasoning and Diagnostic Skills

Resumo

No presente artigo, discute-se brevemente o ensino de humanidades na medicina e apresenta-se uma proposta criada no Centro de Desenvolvimento da Educação Médica (CEDEM) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para a integração dessa área no currículo médico. A integração curricular é uma estratégia de ensino fundamentada na visão sistêmica que envolve ações de amplo alcance educacional. No ensino de humanidades na medicina, são ações que visam à sensibilização das pessoas (para somar, ao escopo técnico, o olhar sobre a condição humana), e ao desenvolvimento de métodos didático-pedagógicos adequados ao seu aprendizado. A proposta de integração curricular constitui-se de seis ações estratégicas, em estados diferentes de desenvolvimento: (1) elaboração dos objetivos terminais da área para a formação do aluno,(2) integração das disciplinas de humanidades do currículo atual, (3) integração dos temas humanísticos em outras disciplinas de acordo com os objetivos terminais, (4) planejamento de cursos de humanidades médicas para docentes, (5) desenvolvimento de sistema de avaliação e acompanhamento da formação humanística,(6) divulgação da área "Humanidades e Medicina".

Referência(s)