
Aplicação de novo modelo simulação de fusões ao transporte aéreo
2014; SciELO; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/2238-1031.jtl.v8n4a2
ISSN2238-1031
Autores Tópico(s)Aviation Industry Analysis and Trends
ResumoEste artigo apresenta o Antitrust Mixed Logit Model (AMLM), uma metodologia nova que demonstra como calibrar os parâmetros de um modelo de demanda mixed-logit e simular os efeitos unilaterais decorrentes de uma fusão horizontal. A principal vantagem sobre a versão mais simples que utiliza o modelo logit (Antitrust Logit Model, ALM, desenvolvido por Werden e1994) é a flexibilidade da demanda, o que resulta em elasticidades mais plausíveis e, conseqüentemente, previsões mais plausíveis sobre o efeito de fusões. Ao contrário de abordagens econométricas, o AMLM compartilha com o ALM atributos interessantes para autoridades de defesa da concorrência: requer poucos dados e é rápido de processar. Utilizam-se dados fictícios para ilustrar a operação, principais inputs e outputs do AMLM e comparar os resultados com outros modelos como ALM e o PCAIDS (Proportionally Calibrated Almost Ideal Demand System). Adicionalmente, aplica-se o modelo AMLM às simulações entre várias empresas que compõem o mercado de transporte aéreo de passageiros, incluindo a recente fusão real entre GOL e WEBJET.
Referência(s)