Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

<b>A iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores</b>

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 37; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5902/198464445012

ISSN

1984-6444

Autores

Lucídio Bianchetti, Adriano de Oliveira, Evellyn Ledur da Silva, Luíza Turnes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A Iniciação Científica (IC) é um processo pelo qual, via universidade, desafia-se e disponibiliza-se um conjunto de opções à iniciação dos jovens no fazer pesquisa, produzir e socializar o conhecimento. Situado no contexto das nossas investigações, o presente texto foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica. Analisa-se criticamente a importância da IC para uma aproximação mais qualificada entre a Educação Básica, a graduação e a pós-graduação, uma vez que o leque de opções desse modo de formação foi ampliado significativamente nos últimos anos. O ingresso na IC contribui, em especial à fundamentação teórica e à familiarização com a metodologia da/para a pesquisa, complemen-tando a formação acadêmica dos jovens estudantes, com um processo em que o conhecimento, além de ser construído na relação ensino-pesquisa, passa a ser reavaliado e recriado, desafiando os jovens a constituírem-se pesquisadores. Por fim, detectamos uma instrumentalização cada vez mais evidente desse locus de formação e de pesquisa, por parte da Capes e CNPq, para melhorar os indicadores da pós-graduação. Palavras-chave: iniciação científica; jovens; pesquisa.

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