Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação do desempenho ambiental de uma instituição pública de ensino técnico e superior

2012; Associação Brasileira de Engenharia de Produção; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0103-65132012005000090

ISSN

1980-5411

Autores

Thomaz Sessegolo Marques de Almeida, Miguel Afonso Sellitto,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo deste artigo foi relatar um estudo de caso baseado em indicadores ambientais categóricos no qual foi avaliado o desempenho ambiental de uma instituição pública de ensino técnico e superior. A revisão incluiu a série de normas ISO 14000, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) e o Ecoblock. O método usado foi adaptado do SBP, um conjunto de procedimentos para a mensuração do desempenho ambiental de uma atividade antrópica, que se vale de construtos latentes e indicadores categóricos que expliquem o desempenho. Os indicadores foram organizados em sete construtos. Segundo os avaliadores e o modelo, a instituição faz 56,7% do máximo possível em gestão ambiental. Os construtos mais carentes foram gestão de resíduos sólidos e poluição sonora. O resultado da avaliação pode ser usado para reformulação da política ambiental da instituição.

Referência(s)