
Avaliação do desempenho ambiental de uma instituição pública de ensino técnico e superior
2012; Associação Brasileira de Engenharia de Produção; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0103-65132012005000090
ISSN1980-5411
AutoresThomaz Sessegolo Marques de Almeida, Miguel Afonso Sellitto,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO objetivo deste artigo foi relatar um estudo de caso baseado em indicadores ambientais categóricos no qual foi avaliado o desempenho ambiental de uma instituição pública de ensino técnico e superior. A revisão incluiu a série de normas ISO 14000, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) e o Ecoblock. O método usado foi adaptado do SBP, um conjunto de procedimentos para a mensuração do desempenho ambiental de uma atividade antrópica, que se vale de construtos latentes e indicadores categóricos que expliquem o desempenho. Os indicadores foram organizados em sete construtos. Segundo os avaliadores e o modelo, a instituição faz 56,7% do máximo possível em gestão ambiental. Os construtos mais carentes foram gestão de resíduos sólidos e poluição sonora. O resultado da avaliação pode ser usado para reformulação da política ambiental da instituição.
Referência(s)