Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Capacidade e nível de serviço do terminal de passageiros de um aeroporto regional - o caso de Ribeirão Preto

2012; SciELO; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s2238-10312012000300007

ISSN

2238-1031

Autores

Lígia Gesteira Coelho, Antônio Nélson Rodrigues da Silva, Antônio Carlos Dinato,

Tópico(s)

Maritime Ports and Logistics

Resumo

Com o rápido crescimento do transporte aéreo observado recentemente no Brasil, vários aeroportos estão convivendo com demandas que afetam o nível de serviço de terminais de passageiros. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de serviço oferecido no terminal de passageiros de um aeroporto regional. O caso estudado foi o aeroporto de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. A avaliação, com o método de Medeiros (2004), foi realizada em dois momentos: o atual (neste caso, a demanda observada em 2010) e para o ano de 2015. Os resultados mostraram que o atual nível de serviço dos componentes avaliados do terminal (que vão desde infraestruturas para embarque e desembarque até sanitários) é predominantemente Regular ou Insuficiente, com 69 % destes componentes incluídos em uma dessas duas classificações. No entanto, apesar do crescimento da demanda previsto para o futuro próximo, a avaliação realizada para 2015 não indica uma deterioração significativa do nível de serviço no terminal de passageiros, talvez explicado pelo nível de serviço global relativamente baixo hoje oferecido.

Referência(s)