Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégias de coping e estilo atribucional de crianças em eventos estressantes

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2002000100002

ISSN

1678-4669

Autores

Débora Dalbosco Dell’Aglio, Cláudio Simon Hutz,

Tópico(s)

Cultural Differences and Values

Resumo

Este estudo investigou estratégias de coping, definidas como esforços cognitivos e comportamentais utilizados frente a circunstâncias adversas, e o estilo atribucional de crianças de oito a dez anos. As crianças foram entrevistadas e suas respostas permitiram identificar 100 eventos, as estratégias utilizadas pelas crianças para lidarem com a situação estressante e suas atribuições causais para a ocorrência do evento. Os resultados indicaram uma utilização preferencial de estratégias de busca de apoio social e de ação agressiva frente ao conflito. Como estratégia alternativa, as crianças apontaram preferência pela estratégia de ação direta. A distração foi a estratégia mais utilizada para lidar com as emoções desencadeadas pelo evento. Nos eventos que envolveram conflitos com adultos, as estratégias de ação direta, evitação e aceitação foram mais utilizadas, enquanto que com pares as estratégias de ação agressiva e busca de apoio social foram mais freqüentes. Não foram encontradas relações significativas entre as estratégias de coping e estilo atribucional. Os resultados deste estudo reforçam a posição de que as estratégias de coping não são simplesmente disposicionais, mas determinadas pelo contexto do evento estressante.

Referência(s)