
Apropriação discursiva do tema 'interdisciplinaridade' por professores e licenciandos em fórum eletrônico
2009; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132009000300002
ISSN1980-850X
AutoresFlávia Rezende, Glória Regina Pessôa Campello Queiroz,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO contexto deste estudo é um projeto de formação docente que integrou formadores da Universidade, licenciandos em Física e professores de várias disciplinas da escola pública, e que teve como objetivo engajar licenciandos e professores na implementação de um projeto pedagógico interdisciplinar nas escolas. A atividade analisada neste trabalho, parte desse processo, consistiu em um curso no ambiente virtual InterAge e teve como objetivo a solução de uma situação-problema similar à vivenciada nas escolas, com apoio da discussão on-line de textos sobre interdisciplinaridade e a orientação de uma tutora. No presente estudo, analisamos o processo de apropriação discursiva do tema 'interdisciplinaridade' pelos participantes do fórum de discussão. A construção de significados relacionados aos textos variou entre apropriações teóricas, teórico-práticas e exclusivamente práticas. A observação de resistência ao discurso teórico indicou a necessidade de se problematizar a apropriação, por licenciandos, de resultados da pesquisa em Educação em Ciências na formação profissional.
Referência(s)