
Stress Infantil e Desempenho Escolar: avaliação de crianças de 1ª a 4ª série de uma escola pública do município de São Paulo
2003; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-166x2003000100001
ISSN1982-0275
AutoresSandra Ozeloto Lemes, Mauro Fisberg, Gláucia Mitsuko Ataka da Rocha, Luciana G. Ferrini, G. A. Martins, Karina Siviero, Marcos A. Ataka,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO objetivo deste trabalho foi caracterizar o stress em crianças de 1ª a 4ª série, de uma escola pública do município de São Paulo e ainda comparar a presença ou ausência do stress com o respectivo desempenho escolar, das crianças. 342 crianças foram avaliadas pela Escala de Stress Infantil (ESI). O desempenho escolar das crianças foi obtido a partir da média de conceitos (A, B, C, D e E) fornecidos pelos professores, em sete disciplinas. E, para fins de tratamento estatístico, o desempenho escolar passou a se configurar nos seguintes critérios: forte (A), médio (B) e fraco (C). Os resultados não apontaram diferenças estatisticamente significativas. Porém, os dados mostraram que 30,1% das crianças apresentaram stress e, das crianças estressadas, 38,2% apresentaram desempenho fraco.
Referência(s)