Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Stress Infantil e Desempenho Escolar: avaliação de crianças de 1ª a 4ª série de uma escola pública do município de São Paulo

2003; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-166x2003000100001

ISSN

1982-0275

Autores

Sandra Ozeloto Lemes, Mauro Fisberg, Gláucia Mitsuko Ataka da Rocha, Luciana G. Ferrini, G. A. Martins, Karina Siviero, Marcos A. Ataka,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O objetivo deste trabalho foi caracterizar o stress em crianças de 1ª a 4ª série, de uma escola pública do município de São Paulo e ainda comparar a presença ou ausência do stress com o respectivo desempenho escolar, das crianças. 342 crianças foram avaliadas pela Escala de Stress Infantil (ESI). O desempenho escolar das crianças foi obtido a partir da média de conceitos (A, B, C, D e E) fornecidos pelos professores, em sete disciplinas. E, para fins de tratamento estatístico, o desempenho escolar passou a se configurar nos seguintes critérios: forte (A), médio (B) e fraco (C). Os resultados não apontaram diferenças estatisticamente significativas. Porém, os dados mostraram que 30,1% das crianças apresentaram stress e, das crianças estressadas, 38,2% apresentaram desempenho fraco.

Referência(s)
Altmetric
PlumX