
Aquisição de leitura e escrita como resultado do ensino de habilidades de consciência fonológica
2006; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-65382006000300009
ISSN1980-5470
AutoresJosé Antonio Bernardino Júnior, Fabiana Rego Freitas, Deisy das Graças de Souza, Elisandra André Maranhe, Heloísa Helena Motta Bandini,
Tópico(s)Cognitive and developmental aspects of mathematical skills
ResumoQuatro estudantes com dificuldades na aquisição de leitura e escrita foram submetidos a um programa de ensino para o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica, com tarefas de identificação de rima e aliteração e análise e síntese silábica e fonêmica, enquanto continuavam sendo expostos a um programa individualizado para ensino de leitura, no qual não haviam obtido sucesso previamente. Todos os participantes apresentaram baixos escores no pré-teste da Prova de Consciência Fonológica, mas concluíram o programa com sucesso e apresentaram elevados escores no pós-teste. A aquisição de leitura e de escrita mostrou uma clara aceleração após o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica e o efeito foi replicado entre os quatro alunos. Os resultados confirmam descobertas prévias sobre a relação entre consciência fonológica e aquisição de leitura e escrita. Tendo em vista o baixo repertório de entrada dos participantes, mesmo após exposição prolongada ao ensino de leitura, estes resultados, aliados aos de pesquisas recentes, sugerem fortemente a importância de estratégias para promover o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica antes ou simultaneamente ao ensino de leitura e escrita. Essas estratégias são especialmente importantes para estudantes em risco para o fracasso na aquisição desses repertórios e que constituem o maior contingente de alunos que requerem procedimentos especiais de ensino.
Referência(s)