Agenciamentos semióticos em ambientes de streaming de músicas: mente, aprendizado e continuidade
2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 28 Linguagem: Português
10.1590/1982-25542014216190
ISSN1982-2553
AutoresGeane Carvalho Alzamora, Natália Moura Pacheco Cortez,
Tópico(s)Digital Humanities and Scholarship
ResumoEste artigo investiga os agenciamentos híbridos entre agentes de interface e agentes humanos nos ambientes sociocomunicacionais de streaming de músicas LastFM, Grooveshark e Deezer, com base nas noções de agenciamento (Deleuze e Guattari) e semiose (Peirce). O modelo peirceano da semiose é tomado como parâmetro conceitual para explicar o funcionamento do agenciamento híbrido entre homem e máquina nesses ambientes. Propõe-se a noção de agenciamento semiótico para compreender o aprendizado contínuo e aprimorado da máquina a partir das ações humanas nos ambientes pesquisados, assim como as articulações das ações humanas baseadas nos mecanismos de recomendação. As relações de continuidade entre as mentes dos agentes humanos e as dos agentes de interface são abordadas na perspectiva da Teoria do Sinequismo de Peirce, relacionada à sua noção de semiose.
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