Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudos de Comunidade e ciências sociais no Brasil

2011; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-69922011000300006

ISSN

1980-5462

Autores

Nemuel da Silva Oliveira, Marcos Chor Maio,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer um balanço da literatura sobre os Estudos de Comunidade (EC) no Brasil, destacando o contexto intelectual em que foram produzidos e os debates que suscitaram, especialmente entre as décadas de 1940 e 1960. Método de pesquisa em comunidades, oriundo da Antropologia, em investigações sobre o processo de mudança social, os EC estiveram em voga nos Estados Unidos entre os anos 1920 e 1950, tendo papel fundamental na institucionalização das Ciências Sociais no Brasil. Destacamos três aspectos na produção desses estudos no país, iniciando com uma abordagem conceitual: definições, origem e sua relação com temáticas marcantes nos anos 1950. Em seguida, privilegiamos os aspectos relacionados ao papel dos EC na história das Ciências Sociais no Brasil, com destaque para o processo de institucionalização das Ciências Sociais. Por fim, revisitamos os debates que tais estudos geraram entre os cientistas sociais quanto ao padrão de trabalho sociológico a ser desenvolvido naquele momento.

Referência(s)