Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O humano no homem: os pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural

2011; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822011000300005

ISSN

1807-0310

Autores

Vanessa Dias Moretti, Flávia da Silva Ferreira Asbahr, Algacir José Rigon,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Esse artigo, de natureza teórica, tem como objetivo apresentar os aportes do enfoque histórico-cultural e da teoria da atividade à compreensão da constituição do humano no homem. O ponto de partida, para explicar o processo de humanização, é a teoria histórico-cultural, cuja origem epistemológica está no materialismo dialético, a partir das obras de Marx. O artigo, primeiramente, apresenta as categorias teóricas centrais à explicação do desenvolvimento e constituição do humano, tais como atividade, consciência, necessidade, motivo, apropriação. Num segundo momento, apresenta as contribuições da perspectiva teórica em foco à educação, especialmente à educação escolar. Entende-se, nesse sentido, a educação como o processo de apropriação da cultura humana resultado da atividade efetiva do homem sobre os objetos e o mundo circundante mediados pela comunicação. Por último, propõe o método materialista histórico dialético como base para a pesquisa em educação e apresenta seus princípios fundamentais à investigação da constituição dos fenômenos humanos.

Referência(s)