
O humano no homem: os pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural
2011; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-71822011000300005
ISSN1807-0310
AutoresVanessa Dias Moretti, Flávia da Silva Ferreira Asbahr, Algacir José Rigon,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEsse artigo, de natureza teórica, tem como objetivo apresentar os aportes do enfoque histórico-cultural e da teoria da atividade à compreensão da constituição do humano no homem. O ponto de partida, para explicar o processo de humanização, é a teoria histórico-cultural, cuja origem epistemológica está no materialismo dialético, a partir das obras de Marx. O artigo, primeiramente, apresenta as categorias teóricas centrais à explicação do desenvolvimento e constituição do humano, tais como atividade, consciência, necessidade, motivo, apropriação. Num segundo momento, apresenta as contribuições da perspectiva teórica em foco à educação, especialmente à educação escolar. Entende-se, nesse sentido, a educação como o processo de apropriação da cultura humana resultado da atividade efetiva do homem sobre os objetos e o mundo circundante mediados pela comunicação. Por último, propõe o método materialista histórico dialético como base para a pesquisa em educação e apresenta seus princípios fundamentais à investigação da constituição dos fenômenos humanos.
Referência(s)