Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O que diria popper à literatura administrativa de mercado?

2003; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0034-75902003000100007

ISSN

2178-938X

Autores

Pedro Lincoln C. L. de Mattos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A produção de teoria em administração tende hoje a opor, pelo menos metodologicamente, ambientes acadêmicos e aqueles em que tal conhecimento se desenvolve sob motivação de mercado. Escrito do ponto de vista dos primeiros, este artigo é uma reflexão crítica sobre a base epistemológica que parece sustentar os segundos. De fato, trabalhando no limite entre simples senso comum e conhecimento tradicionalmente considerado científico, o método e o argumento usuais que alimentam diretamente empresas, seus consultores e um crescente número de leitores é a indução sobre a experiência - "caso após caso, se funcionou para outros, funcionará para você". Essa é, na verdade, uma questão epistemológica clássica que foi abordada de forma antológica por Karl R. Popper e constitui o centro do artigo. De suas conclusões sobre a lógica da pesquisa científica, podem fluir deduções interessantes tanto ao mundo da gerência quanto da academia, apresentadas na parte final do texto.

Referência(s)