Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A complexidade na educação dos profissionais para o cuidado em saúde

2006; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0104-07072006000200020

ISSN

1980-265X

Autores

Gladys Santos Falcón, Alacoque Lorenzini Erdmann, Betina Hörner Schlindwein Meirelles,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Trata-se da reflexão sobre a temática da educação sob o olhar da complexidade, segundo vários autores. O objetivo é refletir e compor algumas idéias sobre a complexidade na educação em geral e dos profissionais da saúde em particular. Na formação escolar, incluída a universitária, ensina-se a separar os objetos de seu contexto, as disciplinas umas das outras. Essa separação e fragmentação é incapaz de captar "o que está tecido junto", isto é, o complexo. Assim, gera-se um pensamento que separa o que está ligado, unifica o que é múltiplo, elimina tudo aquilo que traz desordens ou contradições para nosso entendimento. Portanto, é de transcendental importância a Reforma do Pensamento, que é aquela que gera um pensamento do contexto e do complexo. Dessa maneira, o conhecimento pertinente permitirá aos alunos enfrentar a complexidade do real, percebendo as ligações, interações, implicações mútuas dos fenômenos, considerando a multidimensionalidade dos problemas.

Referência(s)