Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cobertura da imprensa e eleições presidenciais de 2006 efeitos realmente limitados?

2014; National Association of Post-Graduate Research in Social Sciences; Volume: 29; Issue: 86 Linguagem: Português

10.1590/s0102-69092014000300007

ISSN

1806-9053

Autores

Pedro Santos Mundim,

Tópico(s)

Media Studies and Communication

Resumo

O artigo analisa o papel da cobertura política da imprensa na eleição presidencial brasileira de 2006, sob o argumento de que o realinhamento eleitoral do voto em Lula, observado entre 2002 e 2006, teve a influência dos principais veículos de informação do país. Para que uma parcela significativa dos eleitores brasileiros optasse pela continuidade do governo do ex-presidente, outra parcela, ainda que menos numerosa, voltou-se para os candidatos da oposição, movimento para o qual contribuiu a cobertura política da imprensa. Isso evidenciaria um efeito da mídia que, até agora, nenhuma análise sobre a eleição de 2006 buscou discutir. Tais efeitos só não foram maiores porque uma parte significativa dos eleitores brasileiros preferiu rejeitar, de acordo com seus valores e interesses, o conteúdo das informações que a imprensa disponibilizou.

Referência(s)