Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional

2007; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 12; Issue: 35 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782007000200013

ISSN

1809-449X

Autores

Suzana Burnier, Regina Mara Ribeiro Cruz, Marina Nunes Durães, Mônica Lana da Paz, Adriana Netto Silva, Ivone Maria Mendes Silva,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com professores de instituições de educação profissional da região metropolitana de Belo Horizonte. Utilizando a metodologia de "histórias de vida", a pesquisa analisa os discursos desses docentes acerca de suas vidas para investigar suas representações sobre a docência, questionar como se posicionam diante de suas carreiras e como as localizam no bojo de seus projetos de vida. Foram analisados os discursos de 20 professores, observando-se os elementos que contribuíram para suas escolhas relativas à carreira, ao ingresso e à permanência no magistério, além dos significados aí construídos. Os depoimentos apontam que a maioria dos professores da educação profissional inicia sua experiência profissional atuando em áreas técnicas, na indústria. A chegada ao magistério acontece ocasionalmente, associada à possibilidade de maiores ganhos financeiros. A pesquisa também conclui que esses sujeitos sentem que a docência lhes confere uma elevação de status em relação às suas profissões técnicas de origem, além de perceberem um maior significado social no trabalho realizado.

Referência(s)