Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Plástica e anonimato: modernidade e tradição em Lucio Costa e Mário de Andrade

2007; CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO; Issue: 79 Linguagem: Português

10.1590/s0101-33002007000300009

ISSN

1980-5403

Autores

Guilherme Wisnik,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Há uma analogia entre o antiindividualismo uniforme e estandartizado da arquitetura moderna e o caráter anônimo e coletivo da arte popular. Tal percepção, formulada por Mário de Andrade em 1928, serve de base para a equação "modernidade-patrimônio" montada por Lucio Costa a partir do final dos anos 1930. Porém, o reconhecimento posterior da "legitimidade da intenção plástica", por parte de Lucio Costa, afastará progressivamente as leituras de ambos acerca do papel da arte na sociedade, e, a reboque, o sentido que dão ao processo de formação cultural brasileiro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX