Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A "mercadoria" informação: um estudo sobre comerciais de TV e rádio

2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 41 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x2008000300012

ISSN

1982-4327

Autores

Pedrinho Arcides Guareschi, Lisie Polita Romanzini, Lúcia Biavaschi Grassi,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O artigo discute a comunicação como publicidade a partir de um enfoque psicossocial e ético. Na dimensão psicossociológica dá-se ênfase à análise da ideologia. Estabelece-se a distinção entre propaganda e publicidade, sendo que na última detém-se na análise crítica de três tipos de comerciais: informacional, testemunhal e merchandising. Exemplos desses três tipos de comerciais são selecionados de diferentes emissoras de TV e rádio, discutidos e interpretados sob os aspectos ideológico e ético. São identificados e analisados diversos mecanismos psicológicos presentes nas informações empíricas coletadas e os aspectos ideológicos nelas contidas. O estudo pretende ser uma contribuição da Psicologia ao campo da educação, principalmente no que se refere à leitura crítica da mídia.

Referência(s)