Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientes

2008; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 48; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0034-75902008000100002

ISSN

2178-938X

Autores

Cristiane Pizzutti dos Santos, Daniel Fernandes,

Tópico(s)

Corporate Identity and Reputation

Resumo

O objetivo central deste trabalho é examinar a recuperação de serviços sob uma perspectiva estratégica, como ferramenta de relacionamento. Para tanto, foi proposto e testado um modelo teórico, com foco nos inter-relacionamentos entre avaliações específicas do processo de reclamação, confiança, custo de mudança, valor e lealdade do consumidor. Os resultados indicam que a formação de confiança e lealdade do consumidor é afetada pela forma como as reclamações são resolvidas. As percepções de justiça afetaram a satisfação com o gerenciamento da reclamação. A confiança do consumidor foi fortemente influenciada pela satisfação pós-reclamação. Por fim, tanto a intenção de recompra como a comunicação boca-a-boca foram influenciadas por confiança, satisfação e valor percebido. Os custos de mudança não moderaram as relações entre satisfação, confiança e lealdade, e demonstraram ter baixa infl uência nas intenções de recompra, indicando que a criação de mecanismos que dificultem a saída do cliente não é suficiente para mantê-lo, e que e um gerenciamento adequado da reclamação pode ser uma ferramenta eficaz para desenvolver relacionamentos de longo prazo.

Referência(s)