Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

"Quem não é geômetra não entre!" Geometria, Filosofia e Platonismo

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 48; Issue: 116 Linguagem: Português

10.1590/s0100-512x2007000200009

ISSN

1981-5336

Autores

Gabriele Cornelli, Maria Cecília de Miranda N. Coelho,

Tópico(s)

Philosophical Thought and Analysis

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, a partir dos textos de Platão e de comentadores, a apresentação de argumentos a favor da utilização da matemática e da geometria como propedêutica à aprendizagem da filosofia, bem como investigar as reverberações da ontologia e da epistemologia platônicas nesse programa pedagógico. Pretende-se, ainda, apontar comparativamente similaridades entre crises nos fundamentos da matemática e seu impacto na concepção de racionalidade, tanto no universo grego antigo como na contemporaneidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX