
O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor
2013; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 34; Issue: 123 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302013000200015
ISSN1678-4626
AutoresDenise Azevedo Duarte Guimarães,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo focaliza o filme O Contador de Histórias (Luiz Villaça, 2009), baseado na autobiografia de Roberto Carlos Ramos: A arte de construir cidadãos - as 15 lições da pedagogia do amor (2004). Para investigar o gênero textual, à luz da relação entre imaginário, tempo e memória, a análise usa os Estudos Culturais, teorias da narrativa e conceitos educacionais. Enfatiza-se como o filme utiliza um tom irônico, porém emocional e poético, para criticar as falhas educacionais da antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem); em contraste com a ação de uma pedagoga francesa que se dedicou à recuperação do garoto, como um emblemático exemplo de inclusão social. Para concluir, a narrativa é investigada em seu propósito pedagógico, enfatizando educação e cultura como efetivos pilares da cidadania.
Referência(s)