
Escolha e orientação profissional de estudantes de curso pré-vestibular popular
2012; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-71822012000200013
ISSN1807-0310
AutoresLuciana Albanese Valore, Luiza Helena Raittz Cavallet,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA condição socioeconômica tem sido apontada na literatura como fator determinante na escolha profissional de jovens das camadas desfavorecidas. A presente pesquisa volta-se a este tema, tendo como amostra estudantes de um curso pré-vestibular popular, inscritos em um projeto de orientação profissional. Através de questionário com perguntas abertas e fechadas, objetivou-se investigar os critérios utilizados, as dificuldades encontradas, a quantidade de informação percebida e as contribuições da escola no processo de escolha profissional. Embora o aspecto econômico não tenha sido apontado como critério ou dificuldade principal na escolha, os demais resultados corroboraram outros aspectos encontrados na literatura. Confirmou-se a relevância da orientação profissional nesse contexto, evidenciando-se a necessidade de sua articulação com a ação docente, de modo a aproximar a educação do mundo do trabalho e a incentivar o planejamento de projetos de vida que venham a contemplar o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva.
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