Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Escolha e orientação profissional de estudantes de curso pré-vestibular popular

2012; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822012000200013

ISSN

1807-0310

Autores

Luciana Albanese Valore, Luiza Helena Raittz Cavallet,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A condição socioeconômica tem sido apontada na literatura como fator determinante na escolha profissional de jovens das camadas desfavorecidas. A presente pesquisa volta-se a este tema, tendo como amostra estudantes de um curso pré-vestibular popular, inscritos em um projeto de orientação profissional. Através de questionário com perguntas abertas e fechadas, objetivou-se investigar os critérios utilizados, as dificuldades encontradas, a quantidade de informação percebida e as contribuições da escola no processo de escolha profissional. Embora o aspecto econômico não tenha sido apontado como critério ou dificuldade principal na escolha, os demais resultados corroboraram outros aspectos encontrados na literatura. Confirmou-se a relevância da orientação profissional nesse contexto, evidenciando-se a necessidade de sua articulação com a ação docente, de modo a aproximar a educação do mundo do trabalho e a incentivar o planejamento de projetos de vida que venham a contemplar o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva.

Referência(s)