
Construindo uma história de colaboração na educação: a experiência do Ceará
2013; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 34; Issue: 125 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302013000400004
ISSN1678-4626
AutoresSofía Lerche Vieira, Eloísa Maia Vidal,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO artigo trata de formas de colaboração desenvolvidas no campo educacional no estado do Ceará, reconhecido por iniciativas positivas nesta matéria. Para situar o tema, são apresentados elementos do debate atual e considerações sobre a natureza deste processo. A análise focaliza três eixos mutuamente articulados: a colaboração entre o estado e os municípios, por meio de instrumentos de cooperação direta; a colaboração entre estado, municípios e escolas, pela via de organismos regionais de educação; e a colaboração entre escolas, através de incentivos financeiros induzidos pelo governo estadual. Compreendendo a colaboração como processo de mão dupla, argumenta-se e demonstra-se que o pacto cearense foi construído historicamente, sendo alimentado pelo estado e pelos municípios, razão do sucesso da experiência.
Referência(s)