Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino Fundamental
2011; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572011000100007
ISSN2175-3539
AutoresManuela Ramos Caldas Lins, Monilly Ramos Araujo, Carla Alexandra da Silva Moita Minervino,
Tópico(s)Education and Technology Integration
ResumoAnalisa-se o repertório de estratégias de aprendizagem utilizado por escolares da cidade de Campina Grande, PB. Participaram do estudo 491 estudantes, de ambos os sexos, matriculados do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental de escolas particulares e públicas, com idade média de 12 anos e 7 meses (DP=1,7). Os resultados foram obtidos mediante a aplicação coletiva de uma escala de Estratégias de Aprendizagem e indicaram haver diferença no que concerne à utilização de estratégias por alunos repetentes e não repetentes, bem como quando comparados os grupos tomando por base a autopercepção do seu desempenho, sexo, idade, ano cursado e tipo de escola. Tais resultados sugerem que os estudantes podem ter consciência do uso efetivo das estratégias de aprendizagem, uma vez que as utilizam regularmente em seu cotidiano. Sugere-se, pois, que novos estudos sejam realizados visando aprofundar os resultados ora apresentados.
Referência(s)