Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A cultura da performatividade e a avaliação da Pós-Graduação em Educação no Brasil

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982009000300003

ISSN

1982-6621

Autores

Antônio Flávio Barbosa Moreira,

Tópico(s)

Global Educational Policies and Reforms

Resumo

Este artigo focaliza as condições em que se desenvolve a pesquisa no âmbito da pós-graduação stricto sensu no país, reportando-se particularmente às mudanças provocadas nos programas e nos docentes pela avaliação coordenada pela CAPES. Após uma breve apresentação do surgimento e dos recentes rumos da pós-graduação em educação no Brasil, associam-se princípios, procedimentos e efeitos da avaliação às características da cultura da performatividade, tal como concebida pelo pesquisador inglês Stephen Ball. Destaca-se a utilidade dessa categoria para a análise da avaliação em pauta. Nas considerações finais, compara-se o estudo de Ivor Goodson sobre reações de docentes a recentes reformas curriculares ao ambiente vivido hoje nos programas de pós-graduação, marcado pela cultura da performatividade. Cogita-se, ao final, da possibilidade de alternativas.

Referência(s)