Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino particular

2012; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462012005000012

ISSN

1982-0216

Autores

Simone Aparecida Capellini, Ana Carla Leite Romero, Andrea Batista Oliveira, Maria Nobre Sampaio, Natália Fusco, Jose Francisco Cervera-Mérida, Amparo Ygual Fernández,

Tópico(s)

Writing and Handwriting Education

Resumo

OBJETIVOS: caracterizar, comparar e classificar o desempenho dos escolares do 2º ao 5º ano do ensino particular segundo a semiologia dos erros. MÉTODO: foram avaliados 115 escolares do 2º ao 5º ano, sendo 27 do 2°ano, 30 do 3° e 4° ano e 28 do 5° ano escolar, divididos em quatro grupos, respectivamente GI, GII, GIII e GIV. As provas do protocolo de avaliação da ortografia - Pró-Ortografia foram divididas em: versão coletiva (escrita de letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado com figuras, escrita temática induzida por figura) e versão individual (ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado, memória lexical ortográfica). RESULTADOS: houve diferença estatisticamente significante na comparação intergrupos, indicando que com o aumento da média de acertos em todas as provas da versão coletiva e individual e com o aumento da seriação escolar, os grupos diminuíram a média de erros na escrita com base na semiologia do erro. A maior freqüência de erros encontrada foi de ortografia natural. CONCLUSÃO: os dados deste estudo evidenciaram que o aumento da média de acertos de acordo com a seriação escolar pode ser indicativo do funcionamento normal de desenvolvimento da escrita infantil nesta população. A maior frequência de erros de ortografia natural encontrada indica que pode não estar ocorrendo instrução formal sobre a correspondência fonema-grafema, uma vez que os mesmos estão na dependência direta da aprendizagem da regra de correspondência direta fonema-grafema.

Referência(s)