Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Língua estrangeira moderna na escola pública: possibilidades e desafios

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 39; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s2175-62362014000300016

ISSN

2175-6236

Autores

Rogério Tílio,

Tópico(s)

EFL/ESL Teaching and Learning

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades e desafios do ensino de língua estrangeira na escola pública brasileira. Em um momento social, econômico e político em que o governo se mostra interessado na aprendizagem (urgente) de línguas estrangeiras na escola pública, acirra-se ainda mais a disputa entre duas metodologias que se pretendem ideais: de um lado, o ensino com foco na leitura; do outro, o ensino das competências escritas e orais da língua. A partir da chamada abordagem comunicativa e dos documentos oficiais nacionais, aponta-se para uma desconstrução dessa disputa entre metodologias, indicando possibilidades de trabalho efetivo à luz dos documentos oficiais e de uma ressignificação da abordagem comunicativa.

Referência(s)