
Tecnologias e novas educações
2006; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 11; Issue: 31 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782006000100003
ISSN1809-449X
AutoresNelson De Luca Pretto, Cláudio da Costa Pinto,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo analisa a sociedade contemporânea, a partir das transformações do mundo científico, tecnológico, cultural, social e educacional, com o objetivo de fazer uma crítica a este. Considera importante a re-aproximação entre a cultura e a educação, entendidas no plural, e destas com as tecnologias da informação e comunicação (TIC). Aborda os avanços das TIC e os movimentos de concentração na propriedade dos meios de comunicação de massa, faz a sua crítica, e apresenta as propostas em andamento na Faculdade de Educação da UFBA para a formação de professores, considerando a necessidade de se repensar o sistema educacional, principalmente no que diz respeito às questões curriculares. Destaca a importância do movimento do software livre, enquanto portador de filosofia centrada na cooperação e no trabalho coletivo, ressaltando a importância desse movimento para a educação.
Referência(s)