Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Quantificação das Emissões de Gases Efeito Estufa – GEEs – Segundo Matriz Energética Diesel ou GNV no Transporte Público por Ônibus em NATAL–RN

2010; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 3; Linguagem: Português

10.15628/holos.2009.271

ISSN

1807-1600

Autores

Ricardo Teixeira Gregório Andrade, Enilson Medeiros dos Santos,

Tópico(s)

Environmental Impact and Sustainability

Resumo

Dentre os contribuintes à poluição atmosférica mundial, o setor de transportes é responsável por considerável montante de emissões de gases poluentes. As emissões de gases poluentes causam uma gama de prejuízos sanitários, ambientais e, portanto, econômicos. Face à temática do aquecimento global e ao contexto do ganho de créditos de carbono via projetos tipo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), mostram-se favoráveis os estudos que possibilitem mitigar tais emissões e conseqüentes prejuízos. O presente estudo destina-se, primordialmente, a demonstrar a quantificação das emissões dos Gases Efeito Estufa – GEE’s expedidas pelo transporte público por ônibus da cidade de Natal-RN, no período de 2006 a 2008, tanto para a matriz energética atual, o Diesel, como para o GNV, no caso de hipotética substituição. Por conseguinte, visa a analisar a troca da matriz energética quanto à redução das externalidades e passivo ambiental gerado como conseqüência da atividade de transporte urbano, sendo o foco a temática ambiental. Os cálculos foram realizados tomando por base a metodologia explicitada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC (The International Pannel for Climate Changes), na unidade de CO2eq. Os cálculos realizados indicam uma redução potencial das emissões em CO2eq de aproximadamente 49%, evidenciando que este fator deve ser considerado na avaliação mais global da viabilidade desta substituição.

Referência(s)