Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares

2009; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 43; Issue: spe2 Linguagem: Português

10.1590/s0080-62342009000600011

ISSN

1980-220X

Autores

Daisy Maria Rizatto Tronchin, Vera Lúcia Mira, Marina Peduzzi, Maria Helena Trench Ciampone, Marta Maria Melleiro, Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva, Adriana Marques da Silva, Jaqueline Maria de Sousa Soares,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Estudo exploratório-descrito cujos objetivos foram identificar, caracterizar e analisar as atividades educativas desenvolvidas com profissionais de saúde, à luz das concepções de integralidade, trabalho em equipe e educação permanente. A coleta de dados ocorreu em três hospitais do Município de São Paulo, através de entrevista dirigida a informantes-chave, representantes de todas as categorias profissionais. As entrevistas foram gravadas e transcritas, as informações sistematizadas em categorias operacionais e armazenadas em banco de dados. Os resultados mostram que predominaram atividades educativas voltadas às ações de recuperação da saúde, com participação de profissionais de áreas específicas, revelando um distanciamento da concepção de integralidade e de trabalho em equipe. Concluiu-se que as ações de educação dos profissionais de saúde reiteram o modelo clínico de assistência individual, com fragmentação das ações. Recomenda-se que elas sejam repensadas como estratégia integradora de saberes, capazes de promover a integralidade na atenção hospitalar.

Referência(s)