
Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies
2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132012000100009
ISSN1980-850X
Autores Tópico(s)Science Education and Pedagogy
ResumoEste trabalho teve por objetivo analisar as concepções de estudantes de Ensino Médio, em Macapá (Amapá, Brasil), a respeito da origem das espécies. Por meio de questionários, observou-se a predominância da concepção criacionista descrita na Bíblia, em sua interpretação literal. A concepção evolucionista tendeu a ser mais frequente somente quando aplicada às espécies não humanas. Registraram-se, ainda, contradições entre algumas ideias dos alunos e a teoria da evolução, que também demonstrou ser pouco compreendida pelos pesquisados. Estas observações indicam a necessidade de intervenções educativas para minimizar a problemática observada, contribuindo para o maior diálogo entre as concepções dos alunos e o ensino de evolução.
Referência(s)