Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies

2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132012000100009

ISSN

1980-850X

Autores

David Figueiredo de Almeida,

Tópico(s)

Science Education and Pedagogy

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar as concepções de estudantes de Ensino Médio, em Macapá (Amapá, Brasil), a respeito da origem das espécies. Por meio de questionários, observou-se a predominância da concepção criacionista descrita na Bíblia, em sua interpretação literal. A concepção evolucionista tendeu a ser mais frequente somente quando aplicada às espécies não humanas. Registraram-se, ainda, contradições entre algumas ideias dos alunos e a teoria da evolução, que também demonstrou ser pouco compreendida pelos pesquisados. Estas observações indicam a necessidade de intervenções educativas para minimizar a problemática observada, contribuindo para o maior diálogo entre as concepções dos alunos e o ensino de evolução.

Referência(s)