Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura

2011; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 15; Issue: 39 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32832011005000032

ISSN

1807-5762

Autores

Ilka Nicéia D’Aquino Oliveira Teixeira, Jorge Vinícius Cestari Félix,

Tópico(s)

Patient Safety and Medication Errors

Resumo

O objetivo desta revisão sistemática é apresentar a simulação como estratégia de ensino para estudantes de graduação em enfermagem, conforme estudos brasileiros. A busca foi realizada nas bases de dados BDENF, Lilacs e Medline, utilizando-se as palavras-chave: ensino, educação, laboratório, simulação e enfermagem. Foram incluídos os artigos científicos sobre simulação como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem publicados em português, de janeiro de 1999 a setembro de 2010. Para análise dos dados, os autores aplicaram a técnica de análise temática de conteúdo, descrita por Bardin. Nove artigos foram selecionados, sendo classificados em duas categorias: sete em "Simulação por Computador" e dois em "Laboratório de Enfermagem". Os resultados indicam que a simulação contribui para a aquisição de habilidades psicomotoras e autoconfiança. Não foram encontrados ensaios clínicos sobre a eficácia da simulação na prática dos estudantes de enfermagem. Há necessidade de mais pesquisas sobre o tema.

Referência(s)