
Psicologia, Educação e a Sociedade Contemporânea: Reflexões sob a Perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica
2007; Volume: 11; Issue: 11 Linguagem: Português
10.15603/2176-0969/pi.v11n11p99-112
ISSN2176-0969
AutoresVera Lúcia Trevisan de Souza, A.P. Petroni, M.E.F. Bremberger,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoAs mudancas que vem ocorrendo na sociedade contemporânea influenciam diretamente as praticas desenvolvidas na escola, as relacoes estabelecidas entre os agentes desse contexto e o desenvolvimento desses sujeitos. A questao que perpassa nossos estudos na area da Psicologia e: que papel teria a Psicologia neste contexto educativo diante de tantas transformacoes, dos sujeitos e da sociedade? Quais contribuicoes a Psicologia poderia dar ao complexo processo de educar? Tomando por base a Psicologia socio-historica, sobretudo as ideias de Lev Semminovich Vigotski e Henri Wallon, este artigo visa refletir sobre o desenvolvimento humano, a contribuicao da escola e da educacao para a promocao do desenvolvimento, buscando identificar quais as contribuicoes da Psicologia as praticas educativas que se empreendem nos diversos contextos educacionais.
Referência(s)