Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O movimento social e a escola: de criação passada à invenção necessária

2009; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/eccos.v11i1.1524

ISSN

1983-9278

Autores

José Adelson da Cruz,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O objetivo desse artigo é apreender os sentidos e significados das demandas pautadas pelos movimentos sociais para escola e sua materialidade nas atuais políticas e legislação educacional. Busca-se discutir as idéias de democracia, qualidade e cidadania presentes na atuação de gestores, professores, técnicos administrativos, alunos e pais, com a finalidade de compreender os valores e princípios estruturantes das práticas escolares, recuperando temas emergentes no debate atual. Com as reflexões feitas, pode-se destacar como resultado alcançado que a inspiração das práticas dos movimentos sociais da década de 1980 não se imprimiu suficientemente na escola que se faz hoje. O que se constata é que a gestão implantada ainda não transformou a escola, mas há, em contrapartida, uma participação induzida e corporativa, cujo sentido de intervenção das famílias, das organizações sociais e das empresas pauta-se pelo suprimento de “carências” inerentes à desresponsabilização do Estado para com a educação pública.

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