Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O mini exame do estado mental em idosos de uma comunidade: dados parciais de Santo Antônio de Pádua, RJ

2003; Thieme Medical Publishers (Germany); Volume: 61; Issue: 3B Linguagem: Português

10.1590/s0004-282x2003000500015

ISSN

1678-4227

Autores

Jerson Laks, Elienai Maria Rubim Batista, Elza Rocha Lima Guilherme, Ana Lúcia Barros Contino, Maria Eliete Vieira Faria, Ivan Figueira, Eliasz Engelhardt,

Tópico(s)

Aging and Gerontology Research

Resumo

OBJETIVO: Definir o mini-exame do estado mental (MEEM) global, por idade e educação em idosos de Santo Antônio de Pádua, RJ. MÉTODO: Avaliaram-se idosos residentes na comunidade (n=341; m=109, f=232) com MEEM. Dividiu-se a amostra em idosos jovens (65-84 anos) / idosos velhos (>85 anos) e escolaridade (analfabetos, alfabetizados). Comparou-se o MEEM dos grupos utilizando-se testes t de Student, Mann-Whitney e Tukey (p< 0,05). RESULTADOS: A idade dos idosos jovens foi 73,13 ± 5,27 anos e o MEEM=19,91 ± 5,35. A idade dos idosos velhos foi 88,00 ± 4,90 anos e o MEEM=16,90 ± 4,96. Os grupos diferiram no MEEM significativamente (p=0,01). O MEEM dos analfabetos foi 17,08 ± 4,42 e dos alfabetizados 22,34 ± 4,94 (p<0,0001). O MEEM de idosos jovens analfabetos (73,61 ± 5,26 anos) e alfabetizados (72,67 ± 5,26 anos) foi 17,29 ± 4,40 e 22,42 ± 4,98, respectivamente. O MEEM diferiu significativamente nos grupos de idosos jovens (p<0,0001). O MEEM dos idosos velhos analfabetos e alfabetizados (86,50 ± 1,09 e 90,25 ± 7,34 anos) foi 14,33 ± 3,89 e 20,75 ± 3,85, respectivamente. CONCLUSÃO: Escolaridade e idade influenciam o MEEM. Estes resultados não se comparam aos de países desenvolvidos pela variável educação.

Referência(s)